INTERFERÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO
É comum ouvirmos representantes de algumas empresas e até de prefeituras utilizarem o termo "cone da aeronáutica" ou "cone de aproximação". Na verdade, o correto seria o termo "Zona de Proteção do Aeródromo" (ZPA) que engloba diversas áreas distintas (Faixa de Pista, Superfície de Aproximação, Superfície de Decolagem, Superfície de Transição, Superfície Cônica e Superfície Horizontal Externa). Além disso, alguns aeródromos possuem Planos de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação e Procedimentos de Navegação Aérea.

Um obstáculo implantado nessa área, violando o gabarito previsto, determinará restrições à operação do aeroporto e será objeto de embargo e demolição ou rebaixamento. Existem vários casos no Brasil. Uma consulta prévia sobre a altura máxima permitida no local evitará os dissabores de uma briga judicial e, certamente, evitará gastos desnecessários.

Interferência da Implantação em Auxílios à Navegação Aérea

Os Auxílios à Navegação utilizam ondas eletromagnéticas que podem ser refletidas por obstáculos. Dessa forma, implantações que violem os gabaritos previstos para os Auxílios à Navegação poderão gerar interferência na transmissão e recepção do sinal irradiado, causando prejuízos à navegação aérea.